terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como lidar com as expectativas dentro da sua banda?

Olá pessoal?
Sim, eu sei. Já faz um bom tempo que eu não escrevo aqui no Rock Direto. Realmente a falta de tempo pegou feio nestes últimos meses, e o nosso blog aqui quase ficou um ano inteiro sem atualizações. Mas enfim, estamos no jogo e vamos nessa!
Hoje resolvi falar sobre este assunto que é a expectativa que muitos músicos de Rock e Metal criam em cima das próprias bandas. Acreditem, estas quando mal resolvidas ou direcionadas, não raro podem causar o fim prematuro da banda, ou trocas de integrantes que como todos sabem, quase sempre prejudicam o andamento do trabalho como um todo.
Aqui vão algumas das dicas que eu considero importantes para que as expectativas sejam bem trabalhadas por você e sua banda como um todo. Tenha sempre os pés no chão.
Olhe ao seu redor, procure conhecer a fundo a cena em que você se encontra. Procure se informar sobre o que está acontecendo dentro da sua cena, e também nas cenas de outros estados e países. Quais são as bandas que estão aparecendo mais na mídia? Então, faça um comparativo da sua banda, com estas. O que sua banda precisa para ocupar um espaço maior na cena?
Cuidado para não cair na armadilha da "certeza do sucesso". O sucesso é algo extremamente relativo. Tanto para bandas brasileiras, quanto para bandas americanas, européias, etc. O Heavy Metal é um segmento que proporciona ao ouvinte uma forte identificação com o seu artista preferido. Não raro o fã gosta de imitar o seu ídolo, vestir-se como ele, cantar ou tocar como ele. E muitos acabam indo um pouco longe demais neste paralelo, e chegam a alimentar a certeza de que um dia estarão lado a lado com seu ídolo, tocando em pé de igualdade, ou mesmo superá-lo. Precisamos ter em mente, que a chance disso acontecer é muito, mas muito próxima à zero. O seu ídolo percorreu o caminho que a vida trouxe para ele. Ele certamente é talentoso, teve certas oportunidades e soube aproveita-las. E por que não...também teve uma boa dose de sorte. Outro fator importante, ele começou a carreira numa outra época, em um outro mercado musical, e dependendo, talvez também em outro país, com uma realidade econômica diferente da nossa.
Se você possui uma banda e gosta de tocar Heavy Metal, e assim como eu, batalha arduamente por um lugar ao sol, seja bem vindo ao clube. Procure viver um dia, um ensaio, um show, uma música, um lançamento de cada vez. Tenha em seus ídolos uma referência apenas. Busque a SUA identidade. Por que esta será apenas sua e de mais ninguém. Faça uso das influências visando um resultado único, que seja somente seu. Você não tem garantia nenhuma de que estará no estrelato daqui a um ano. Se o seu trabalho for de qualidade, e você conseguir aproveitar as oportunidades que aparecerem, estes serão os primeiros passos para que sua banda comece a conquistar um público. O resto será consequência.

Espero ter ajudado com este post.
Dúvidas, críticas, sugestões, concordâncias ou discordâncias são sempre bem vindas.

Abraços metálicos,

Filipe Duarte